Quando a minissaia (micro saia é a descrição mais exata) Miu Miu surgiu na apresentação da coleção primavera-verão 2022 da marca gerou um reboliço nas redes sociais. A peça, tão curta que é pouco mais larga que um cinto, foi imediatamente aclamada por uns e odiada por outros. Porém, aos poucos, a saia considerada “muito pouco usável” foi convencendo as fashionistas pelo mundo fora e até os mais céticos começaram a achar-lhe graça. A aposta arriscada da casa de luxo italiana triunfou — foi um sucesso nos looks de streetstyle da semana de Paris, por exemplo, — e agora é a vez das fast-fashion a replicarem. Se é fã da minissaia chino não precisa de esperar mais. A H&M acabou de lançar um modelo muito semelhante, a uma fração do preço, claro.
A coleção de primavera-verão deste ano da marca de luxo tinha como foco principal o de resgatar a essência rebelde e jovem que a etiqueta sempre teve como característica fundamental, desde a sua fundação em 1993. Predominaram as minissaias, os crop tops e muita ganga. Looks com sobreposições divertidas e pouco estruturadas, tudo bem despojado. Uma produção que seria facilmente usada por Paris Hilton ou Christina Aguilera em 2003. E a chino skirt fez parte deste movimento. A uma linha conquistou toda uma nova geração que, naturalmente, adotou as minissaias. Porém, o modelo Miu Miu só os mais afortunados o podiam comprar. A peça, com pouco mais de 20 centímetros custa cerca de 780€.
As retalhistas fast fashion, sempre atentas às tendências e aos desejos das suas clientes, rapidamente os tentam satisfazer. Porém, apesar do sucesso entre as fashionistas, a microssaia da marca italiana não é um modelo propriamente democrático. A H&M resolveu o problema acrescentando uns bons centímetros à sua versão — et voilá.
Se dúvidas houvessem de que a proposta foi desenhada a pensar no sucesso, o Instagram está repleto de influencers e it girls que não resistiram à saia estilo colegial em tom camel. São aliadas a camisas com um fit relaxado ou a blusas mais fluídas, juntamente com uns mocassins, ou umas botas pelo joelho e o look está completo.
O modelo que está à venda na retalhista sueca apesar de mais comprido que o da Miu Miu, é também curto. O comprimento mini evidencia as pernas e são uma ótima opção para as baixinhas, porque alonga a sillhueta. A peça custa 19,99€ e está disponível em três cores: camel, cinza e preto, entre os tamanhos XS e XL.