O ano de 2020 foi marcado pela pandemia, pela ansiedade coletiva e pelos confinamentos. No meio de tanta confusão, só procurávamos um refúgio, independentemente de como chegássemos até ele. Nas redes sociais, a solução foi criar a cottagecore, uma das maiores tendências daquele caótico ano — e que continua na moda nos dias de hoje. “É a estética que faz com que a quarentena seja romântica em vez de assustadora”, escreveu, na altura, a publicação “The Goods by Vox”.
A ambição de viajarmos para encantadoras aldeias rodeadas de prados refletiu-se fortemente na decoração. Começámos a privilegiar peças românticas que nos transportassem para destinos bucólicos. As flores eram uma peça-chave em todas as casas (em certa parte porque também serviam de companhia).
O impacto do cottagecore fez-se sentir em todos os aspetos da cultura pop. Na música, ganhou destaque graças à artista Taylor Swift, após o lançamento de álbuns como “Folklore” e “Evermore”, ambos editados em 2020. As histórias contadas e os ritmos tranquilos daqueles temas serviram como escape à realidade para muitos.
A estética fofinha, tradicional e tranquila expandiu-se para as roupas, e rapidamente reparámos que muitas das peças que tínhamos no armário enquadravam-se perfeitamente com aquela tendência. Os vestidos frescos sem grandes adornos e extravagâncias são essenciais, e na Lefties encontramos a proposta perfeita.
O estampado floral sobre um fundo malva,um tom pastel, reflete perfeitamene a estética cottagecore. Além disso, é uma opção bastante fresca, graças ao seu comprimento que fica uns centímetros acima do joelho. É, portanto, perfeito para um passeio pelo campo. Caso nunca tenha mergulhado nesta trend, agora é a altura ideal, porque está com um desconto de 30 por cento, passando a custar apenas 6,99€. Está disponível do XS ao XL e pode ser adquirido nas lojas ou online.