Pode ser uma cor menos estrondosa, mas o preto é aquele tom que consegue transmitir uma impressão forte. E é talvez o tom mais versátil que tem no armário. Quer parecer mais elegante, passar despercebida ou mostrar que está de mau humor? A solução está nesta mesma cor.
Por mais estranho que pareça, o preto é, simultaneamente, uma das tonalidades mais sensuais. Podemos associá-la ao poder e também ao fetichismo. Se reparar, algumas das personagens mais sexy da televisão optam pelo preto: Catwoman, Batman e a Maléfica de Angelina Jolie são alguns dos exemplos.
É uma cor intemporal, e a sua popularidade data dos anos 20 do século passado. Em 1926, a “Vogue” partilhou um desenho de um vestido preto, à qual deram o nome de Chanel’s Ford (ou Ford da Chanel), mostrando assim a sua simplicidade e revelando o facto de ser acessível a mulheres de todas as classes, tal como o clássico carro. A revista também previu que a cor se tornaria “num uniforme para mulheres com gosto”. E parece que não se enganaram.
Coco Chanel era uma as maiores fãs deste tom. “Eu imponho o preto, que segue forte nos dias de hoje, porque o preto arruma com todas as outras cores”, contou, na altura, à mesma publicação.
A sua criação foi lançada durante a Grande Depressão, que decorreu entre 1929 e 1939. O timing não podia ser melhor, porque, devido à crise, tudo o que se pedia naquela época eram peças simples e económicas. Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, os têxteis e tecidos começaram a ser racionados, mas as roupas pretas mantiveram-se.
As ocasiões em que podem ser usadas são quase infinitas: jantares de empresa, saída com amigos, passeio pela cidade, piquenique, ida à praia. entre outros. O que torna uma peça mais ou menos sensual, contudo, é o corte, silhueta e material.
Na Zara existe um vestido curto que é perfeito para quando se sente mais arrojada e destemida. Tem um decote redondo, uma manga comprida, fica pouco abaixo da cintura e dota de um tecido semitransparente com uns contornos mais opacos a cobrirem o peito.
A única coisa mais atraente que o próprio vestido é só o preço. Normalmente, encontrá-lo-ia à venda por 29,95€. Porém, graças a um desconto de 65 por cento, a peça está agora à venda por 9,99€. Pode ser adquirido no site da etiqueta espanhola ou nas lojas espalhadas pelo País.