As únicas remanescentes daquelas que são consideradas as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, as Pirâmides de Gizé são objeto de desejo de muitos viajantes. Localizadas relativamente próximas ao centro do Cairo, o acesso a essas pirâmides é simples, sendo que o grande desafio de uma visita até as pirâmides seja mesmo o fortíssimo calor do deserto.
Ao visitar as pirâmides, não espere ter que fazer algum tipo de expedição pelo meio do deserto até chegar a elas, pois na verdade elas estão localizadas em uma região que já está bem urbanizada. As fotos que normalmente vemos das pirâmides, são tiradas de frente para a esfinge, dessa maneira vemos apenas deserto atrás, porém, olhando para o outro lado, o que se vê é uma grande área urbana.
Para se chegar até as pirâmides, a melhor maneira é conseguir um motorista, sendo que provavelmente o seu hotel terá algum para indicar. O trajeto até lá não é longo e você pode negociar um bom preço e ficar visitando as pirâmides o tempo que quiser, além de poder negociar para depois ele também dar uma visita na região da Pirâmide de Sakhara, a mais antiga do Egito.
O caminho de carro entre o centro do Cairo e as Pirâmides de Gizé é bem rápido e chegando lá, prepare-se para uma infinidade de pessoas oferecendo serviços, sendo que provavelmente será abordado assim que sair do carro. Neste momento diversas pessoas irão oferecer-se para levá-lo para visitar as pirâmides em camelos, cavalos ou charretes. Irão dizer que a área é enorme, que o deserto é um lugar complicado e que é extremamente desaconselhável fazer a visita a pé. Não acredite, é perfeitamente possível fazer a visita a pé, mas não se esqueça de levar um boné ou chapéu já que o sol é realmente muito forte.
Ao chegar à área da esfinge e das pirâmides, as pessoas continuarão oferecendo seus serviços insistentemente, sendo algo muito comum um egípcio simplesmente chegar ao seu lado e começar a explicar curiosidades sobre o local, seja rápido e diga que não quer explicação nenhuma, pois se permitir que ele fale por poucos minutos que seja, ele irá querer algum dinheiro pelos serviços de guia turístico prestados. Também há quem lhe ponha acessórios egípcios e então prepare-se para ter o trabalho de convencer o vendedor de que não quer comprar nada e fazê-lo ir embora.
Tirando esses vendedores que farão o possível para arrancar algum dinheiro durante a visita inteira, é extrordinário visitar as pirâmides. É possível chegar bem próximo da esfinge e chega-se até as pirâmides que de fato, não tem uma superfície lisa, sendo possível e permitido, subir alguns metros pela pirâmide de Quéops, a Grande pirâmide.
Pagando um valor extra, é possível entrar na Pirâmide de Quéfren e embora não existam mais artefatos lá dentro, é interessante ver seus túneis de acesso até as câmaras. Caso queira ver os túneis quase de graça, dê algumas moedas ao segurança e ele deixará que dê uma olhada no túnel de acesso sem ter que comprar ingresso.
Perca um bom tempo admirando as pirâmides e a esfinge, mas não se esqueça de se preparar para o calor, já que você estará andando no Deserto do Saara, o mais quente da Terra. Um chapéu, boné ou mesmo uma sombrinha não será má ideia, além é claro de uma boa garrafa de água.