A beleza da paisagem mistura-se com as bem conhecidas favelas da Rocinha e do Alemão. Neste cenário, vive um povo alegre e acolhedor.
A cidade é grande e está organizada por zonas: a Central onde se localiza a maioria dos museus e igrejas, a Sul onde se encontram diversos hotéis e atrações turísticas, a Oeste e a Norte onde podem ser visitados alguns locais históricos.
Descubra os melhores bairros, saiba o que caracteriza cada um deles e o que ver e faze
Os 10 Melhores Bairros do Rio de Janeiro
1. Barra da Tijuca
Situada na Zona Oeste, esta zona nobre é fruto da explosão demográfica dos anos de 1980, sendo predominantemente habitada pela classe média alta. Aqui, localiza-se a praia da Barra, considerada uma das melhores da cidade, e o Barrashopping, que é o maior centro comercial do Rio de Janeiro.
2. São Conrado
São Conrado é o bairro dos grandes contrastes, ou não fosse aqui que, por entre luxuosos apartamentos e hotéis, surge a Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro.
3. Centro
No bairro do Centro localizam-se os mais importantes museus, igrejas e edifícios históricos do Rio de Janeiro. É também aqui que se situa a área financeira da cidade, criando uma atmosfera única que combina o antigo e o novo.
4. Leblon
O Leblon é um bairro agradável, frequentado pela classe média/alta do Rio de Janeiro. A praia com o mesmo nome é considerada uma das melhores da cidade. Em torno das avenidas principais, existem ainda lojas e restaurantes.
5. Ipanema
No bairro imortalizado pela canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobin, vive-se um ambiente semelhante ao do Leblon mas mais animado.
6. Copacabana
Copacabana é o bairro da animação por excelência, com a maior concentração de hotéis e clubes nocturnos no Rio de Janeiro.
7. Leme
Na continuação de Copacabana, colado ao Pão de Açúcar, localiza-se o bairro residencial do Leme, com uma praia agradável e mais calma do que a praia de Copacabana.
8. Lagoa
A área em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas é uma melhores áreas do Rio de Janeiro para passeios a pé e de bicicleta, onde se pode assistir a um pôr-do-sol deslumbrante.
9. Urca
A caminho do Pão de Açúcar, Urca é um dos bairros mais calmos da cidade, onde se podem apreciar diversos edifícios antigos.
10. Jardim Botânico
O bairro em torno do jardim botânico possui uma área conhecida como Horto, com vários bares e restaurantes.
10 Principais Actividades no Rio de Janeiro
1. Ir à praia
Não há como evitar uma ida à praia no Rio de Janeiro. As melhores praias são as do Leblon, da Barra e de Ipanema.
2. Passear pela orla da Zona Sul ou à volta da Lagoa
Vale a pena percorrer a pé ou de bicicleta o longo passeio junto às praias. Existem vários pontos de aluguer de bicicletas, entre Lagoa, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon. Outro bom local para passeios é a Lagoa Rodrigo de Freitas, que possui uma ciclovia, e vários quiosques de comida.
3. Passear na Floresta da Tijuca ou no Jardim Botânico
É a melhor forma de desfrutar da exuberante paisagem tropical do Rio de Janeiro.
4. Visitar as feiras
O Rio tem duas feiras permanentes. Todos os fins-de-semana, na Praça General Osório, tem lugar a Feira Hippie de Ipanema, com vários expositores de arte e artesanato. A Feira de São Cristóvão, de terça a quinta e ao fim-de-semana, oferece animação e várias bancas com artesanato, comida e bebida, com origem no nordeste do Brasil.
5. Fazer compras
O Rio de Janeiro possui uma diversidade de ruas e centros comerciais, localizados sobretudo em Ipanema e no Leblon. Os maiores centros comerciais são o Rio Sul e o BarraShopping.
6. Visitar o Museu de Arte Moderna (MAM)
Alguns dos melhores exemplares de pintura e escultura moderna podem ser apreciados no MAM do Rio de Janeiro.
7. Praticar desportos radicais
O Rio de Janeiro é o paraíso dos amantes dos desportos radicais. A oferta é vasta, desde o mergulho ao parapente passando pelo balonismo.
8. Tomar um bruch com vista para o mar
Aos domingos, o Caesar Park Hotel, em frente à praia de Ipanema, propõe um brunch completo, acompanhado de espumante e uma deslumbrante vista para o mar.
9. Visitar o Corcovado e o Pão de Açúcar.
São as duas visitas turísticas incontornáveis numa passagem pelo Rio.
10. Tomar um chopp num boteco
Passar o tempo num boteco a ver as pessoas passar faz parte da essência de qualquer carioca.