Salzburgo é famosa por ser a cidade-natal de Mozart. Localizada nas margens do Rio Salzach, fica no centro-oeste da Áustria, próximo da fronteira com o estado alemão da Baviera.
É a quarta maior cidade do seu país e para além de tudo o que se relaciona com um dos mais famosos compositores da história, Mozart, destaca-se pela imponência dos seus edifícios. O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1996. Saiba quais são as grandes atrações de um dos mais bonitos destinos da Europa Central.
Mozartplatz e Fortaleza de Hohensalzburg
A história de Mozart está intimamente relacionada com Salzburgo, pois o compositor nasceu, cresceu e compôs algumas das suas obras-primas na cidade. A Mozartplatz (Praça de Mozart) fica no centro da cidade e destaca-se pela estátua do compositor. O monumento foi inaugurado em 1842 e um dos grandes doadores foi o Rei Ludwig I. No inverno, existe uma pista de gelo no local.
Um pouco afastada do centro fica a Fortaleza de Hohensalzburg, um dos grandes ícones da cidade e originalmente construída no século XI.
Fica no Fica no topo do monte Festungsberg e tem um comprimento de 250 metros e uma largura de 150 metros. É um dos maiores castelos medievais na Europa e recebe em média quase 1 milhão de visitantes por ano. Pode subir de teleférico e lá do topo vai apreciar uma magnífica vista sobre Salzburgo.
Catedral de Salzburgo e Getreidegasse
A Catedral de Salzburgo é outro local de passagem obrigatório e fica no centro da cidade. O edifício atual foi inaugurado em 1628, em estilo barroco italiano. Tem 81 metros de altura e uma cúpula magnífica.
A história de Mozart também foi escrita neste local. O compositor foi batizado na fonte românica de bronze que hoje fica próxima à entrada. Alguns anos depois do seu batismo, Mozart tornou-se organista da Catedral de Salzburg, onde tocou aos 23 anos pela primeira vez a célebre composição “Missa do Coração”.