Busan, cidade no sudeste da Coreia do Sul, está na moda e não por acaso foi eleita em 2018 o melhor destino asiático pelo conceituado “Lonely Planet”. A escolha foi perfeitamente justificada, dada a impressionante mistura entre paisagens deslumbrantes, intensa vida cultural e magnífica gastronomia.
Aliás, Busan é um local eclético, pois oferece atividades para todo o tipo de viajantes. Pode optar por caminhar por colinas até aos célebres templos budistas, banhar-se em fontes termais e deliciar-se com marisco e peixe soberbo. Venha à descoberta da segunda maior cidade da Coreia do Sul, onde vivem cerca de 4 milhões de habitantes. E Busan é tão perfeita que até o clima ajuda, pois muito raramente está muito frio ou excessivo calor.
Explore as montanhas
Busan é famosa pelas montanhas, sendo a mais conhecida a de Jangsan. Vale a pena subir até ao seu topo, pois de lá tem-se uma bela vista sobre a cidade. Pelo caminho há diversas estátuas de Buda para apreciar, máquinas de exercício para quem quiser manter a forma e muitas fontes e cachoeiras para se refrescar.
Outra boa montanha para escalar é a de Hwangyeongsan, de onde se tem uma fabulosa vista noturna da cidade. Não existem transportes públicos para subir até lá de noite, mas não faltam turistas na montanha depois do pôr-do-sol, que viajam de carro.
Duas belas praias
Nesta cidade tão completa nem sequer faltam excelentes praias, com destaque para duas. Bem próxima do centro fica a Praia de Haeundae, a maior da Coreia do Sul. Para além do extenso areal, há muita animação, com música e atividades desportivas nos meses quentes de verão.
Haeundae é famosa pelas fontes termais e mesmo quando a temperatura não convida a banhos, há muitas pessoas a caminhar pelo areal. Costuma acolher muitos casamentos e aniversários e durante a noite há várias barraquinhas que vendem comida.
Outra praia muito popular é a de Gwangan, também muito próxima do centro. É a mais badalada entre a juventude local e acolhe concertos e festivais durante todo o ano. Não faltam bares espalhados pela praia e de noite, é possível ter-se uma bela visão da ponte de Gwang – a segunda maior do país depois de Incheon– que é iluminada depois do pôr do sol.
A cidade dos mercados
Busan é certamente das cidades mundiais com mais mercados e, com algum exagero à mistura, pode dizer-se que existe um em cada canto. O mercado de Gukje é o mais famoso. Foi inaugurado durante a Guerra da Coreia em 1950 e o objetivo era que fosse um local para os refugiados se estabelecerem e conseguirem juntar algum dinheiro. A verdade é que rapidamente se transformou num mercado próspero. Hoje em dia, vende essencialmente produtos vintage a preços acessíveis.
O mercado Jagalchi, perto do porto de Nampo, é o maior mercado de marisco, peixe e frutos secos do país. Lá só trabalham praticamente mulheres, as “Ahjummas Jagalchi”, especialistas no corte dos peixes. Existem barraquinhas onde é possível fazer degustações.
Já o mercado de Haeundae possui uma grande variedade de peixes, carnes, frutas, mas também roupas e outros produtos do dia a dia. Há ainda restaurantes espalhados pelo mercado onde é possível apreciar a magnífica gastronomia local. Esta é a dica perfeita para responder à pergunta: afinal de contas, o que se come em Busan?
Cuidado com o picante
Numa cidade marítima, que tem o maior porto da Coreia do Sul, não é de estranhar que o peixe e o marisco frescos sejam as estrelas da culinária local. Um prato típico é o Ciat Hottok, massa frita com mel, nozes e amendoim. Outra delícia é o Bibimbap, uma tigela de arroz servido com legumes, ovo estrelado e pasta de pimenta vermelha.
Mas o prato mais típico, não só em Busan, mas em toda a Coreia do Sul, é o Tteokbokki, um snack feito com rolinhos de arroz e molho doce de pimenta vermelha. Mas atenção que é extremamente picante. No que toca à doçaria, não deixe de provar os deliciosos bolos de feijão. São pequenos (mais ou menos metade do tamanho de um pastel de nata), por isso não se faça rogado e coma logo dois ou três de uma vez.
Lugares a visitar
Existem múltiplas atrações que merecem uma visita na cidade. Começamos por destacar o Busan Aquarium, que possui mais de 30 mil espécies de peixes, algas, répteis e anfíbios. O Parque Taejongdae Park é um dos símbolos de Busan, com cerca de 200 variedades de árvores. Trata-se de um local que transmite uma enorme paz de espírito e onde é possível respirar ar puro.
Busan é também uma cidade com vários templos. Um dos mais famosos é o templo de Beomeosa, que fica no monte Geumjeong. Para além de fazer uma visita, os turistas podem conversar com os monges, meditar, tomar chá e subir à montanha.
E não poderíamos deixar de fazer referência à Fonte dos Sonhos, localizada na praia de Dadaepo e que foi eleita a maior fonte do mundo. É iluminada durante a noite e dispara jatos de água até 55 metros de altura. Ao seu redor costuma haver concertos e outros eventos culturais.