Famosa pelas suas paisagens paradisíacas, a ilha do Tahiti, também conhecida por Rainha do Pacífico, é a maior da Polinésia Francesa, uma região ao sul do Pacífico, que abriga 118 ilhas e atóis, formando cinco arquipélagos banhados por águas quentes e límpidas e emoldurados por montanhas e picos vulcânicos cobertos por uma vegetação tropical abundante.
O Tahiti é conhecido também pelo seu povo alegre e hospitaleiro, guardião de uma cultura exótica, que se manifesta não só em rituais típicos, mas também na arquitectura de palafitas. Dos cinco arquipélagos que formam a Polinésia Francesa, o mais importante é o constituído pelas 14 ilhas de La Societé, onde fica a capital do Tahiti, Papeete.
Viajar para o Tahiti e as suas ilhas é como mudar para um mundo novo, onde pode contemplar impressionantes paisagens e deixar-se cativar pela hospitalidade das suas gentes e a exclusividade dos hotéis. Para tirar o máximo proveito das férias por estas paragens, há determinadas actividades e visitas que são obrigatórias fazer a dois.
Viajar para o Tahiti e as suas ilhas é como mudar para um mundo novo
Fazer uma sessão de SPA que os diversos hotéis disponibilizam, assim como saunas, salas de chá, ginásio, tratamentos de talassoterapia, únicos no Pacífico, que aproveitam os benefícios das suas águas marinhas para os cuidados de beleza. Nestes cuidados incluem-se os produtos tradicionais tahitianos, como o famoso óleo de monói ou de baunilha do Tahiti.
Uma praia só para dois, com todos os luxos. As ilhas estão salpicadas de ilhotas – conhecidas por motus, em tahitiano – de praias brancas e desertas, só acessíveis por barco. Pode passar o dia numa das praias virgens, a degustar um churrasco de lagosta fresca acompanhada por champanhe. Os resorts também disponibilizam “piqueniques gourmet” para passar um dia num motu, acompanhados por um chef que preparará o ambiente, decorará a mesa à sombra do coqueiro e cozinhará um almoço com especialidades francesas e tahitianas.
Uma excursão até Moorea, percorrendo os caminhos mais isolados da ilha, dominados por paisagens naturais impressionantes, que podem passar por bosques e amplos vales de pinheiros e palmeiras. A melhor foto é aquela que se tira do miradouro Belvedere, donde convergem os seus picos, que oferecem vistas impressionantes da lagoa. Esta ilha pequenina é encantadora e está só a meia hora de barco do porto do Tahiti.
Fazer compras em Papeete. Jóias, roupa, páreos, artigos de decoração e artesanato e outras recordações podem ser encontrados no mercado e nas ruas dos arredores. A capital do Tahiti é a cidade mais povoada das 118 ilhas, o local ideal para as compras. Ali pode passar uma manhã divertida, escolhendo algumas recordações e a pérola que mais gostar, uma compra obrigatória quando se viaja para o Tahiti.
Mimos, massagens e tratamentos só possíveis no Tahiti
Os tratamentos de beleza e de relaxação dos SPA do Tahiti e das suas ilhas já são considerados como os melhores e aliam a medicina tradicional da Polinésia e o uso de produtos e fragrâncias naturais, como o coco, a baunilha ou a gardénia-tiare. Cada vez mais esses tratamentos de beleza são procurados pelos turistas, que pretendem desses destinos distantes e exóticos uma experiência emocional, de luxo e de bom-gosto.
Banhos que purificam ou vivificam, como os banhos de rio ou de flores exóticas com aromas de fruta e óleos essenciais, duches de água da chuva, jacuzzis aromáticos… Uma explosão de texturas, sabores e cores que se unem para um prazer combinado dos sentidos… Cuidados tradicionais tahitianos para corpo, rosto, cabelo, mãos… Todos estes segredos de beleza proporcionam à pele frescura e relaxamento.
Como tal, não deixe de descobrir o prazer da massagem taurumi, uma massagem integral do corpo e do rosto, que equilibra a energia, activa a circulação e oferece relaxamento mediante a fricção da flor de tiare macerada em todos os músculos do corpo.
Faz parte da cultura medicinal tahitiana, rica em tradições antigas de grande espiritualidade. É muito comum realizar-se a massagem taurumi nos recém-nascidos.
Retrato geográfico
Tahiti e as suas ilhas estendem-se sobre um território marítimo de quatro milhões de quilómetros quadrados, uma superfície
equivalente à da Europa. As suas terras estão repartidas em 118 ilhas, que ocupam uma superfície de 4000 quilómetros quadrados. Por sua vez, as 118 ilhas estão espalhadas por cinco arquipélagos distantes e com características muito diferentes.
O arquipélago mais conhecido é o La Sociedad, constituído por um conjunto de ilhas tropicais montanhosas, que estão rodeadas por lagoas marinhas e têm nomes tão sonoros como Moorea, Huahine, Raiatea, Tahaa, Bora Bora e Maupiti. A principal é o Tahiti, a maior de todo o conjunto, com Papeete como capital administrativa.
Moorea
Huahine
Raiatea
Tahaa
Bora Bora
Maupiti
Nas ilhas Tuamotu encontram-se atóis de corais com mais de 400 grupos de ilhotas e praias encantadoras e os mais aventureiros podem visitar as ilhas Marquesas, as suas escarpas interiores e cascatas imponentes.Nas ilhas Australes pode ver-se de perto as baleias. As Gambier são as mais remotas do Tahiti e das suas ilhas.
Amor e Romantismo
Casar ao estilo tahitiano
Para os mais românticos, na ilha podem celebrar-se os votos do casamento, seguindo os seus ritos sagrados do passado, ou seja, fazer uma boda real tahitiana, onde enfeitam o casal com flores e acompanham a cerimónia com um baile e música, tendo como cenário um espectacular pôr-do-sol. Mesmo não havendo um carácter oficial, são experiências únicas para renovar os votos do amor eterno, celebrar uma segunda boda ou, simplemente, disfrutar de uma lua-de-mel inesquecível.
Um entardecer único e exclusivo
Aprecie um ardente pôr-do-sol que ilustra um horizonte de sonho enquanto se delicia com um cocktail num veleiro ou num catamarã. A oferta de embarcações de luxo e frotas náuticas no Tahiti é uma realidade cujos serviços são constantemente melhorados, de forma a oferecerem rotas e passeios românticos exclusivos.
Entre o céu e o mar
As enormes praias virgens e os paraísos escondidos nos atóis de corais das ilhas Tuamotu são o refúgio perfeito para os que procuram intimidade e esquecer o tempo, recriando a história de Robinson Crusoé numa ilha deserta. O silêncio só é interrompido pelos pássaros, pelas ondas do mar e pelas palmeiras.
Em busca de emoções fortes
Mergulhos inesquecíveis
As águas do Tahiti e das suas ilhas guardam, sigilosamente, o maior tesouro natural que um mergulhador alguma vez possa ter visto. Em Rurutu, arquipélago das Australes, usando apenas uns óculos e um tubo pode nadar com as baleias.
Golfe em locais privilegiados
Existem dois campos de golfe nas ilhas. No Olivier Breaud de Tahiti celebra-se anualmente o Abierto Internacional de Golf, que faz parte do circuito PGA. No novo Green Pearl Golf Club de Moorea a qualidade dos fairways rivaliza com a beleza à volta.
A rainha das ondas
O Tahiti possui um enclave privilegiado para a prática de todo o tipo de desportos marinhos. Pode fazer surf na Teahupoo, a onda mundialmente conhecida pelos grandes surfistas, ou fazer esqui aquático, bodyboard, kitesurf ou windsurf.
Tatuagens carregadas de simbologia
Tal como a dança, as sugestivas tatuagens são uma parte essencial da cultura tahitiana e uma forma de expressão com uma grande carga simbólica. Em nenhum local do mundo a tatuagem alcança um significado tão transcendental, especialmente quando se divide entre dois, de forma a perpetuar todos os momentos mágicos da viagem.
Uma experiência para sempre
Uma jóia dos mares do Sul
A melhor recordação é a cobiçada pérola negra tahitiana – poe rava –, símbolo de elegância, beleza e exclusividade; nunca encontrará outra igual. As suas cores oscilam entre os cinzas, os prateados, os rosas-pálido ou os verdes.
Nas fazendas de pérolas, nos atóis de Tuamotu, os verdadeiros produtores aconselharão sobre a jóia que melhor se adapta a si.
Explosão de sabores
Sabores frescos e exóticos deliciarão o seu paladar logo que acorda, ao pequeno-almoço, tomado no bungalow sobre a água trazido por um canoísta. Ao cair da noite, suculentos pratos típicos tahitianos, com peixe fresco e marisco, são preparados para jantares românticos à luz das velas.
Monói, uma essência polinésia
Os genuínos óleos de monói são reconhecidos mundialmente pelas suas excepcionais propriedades tonificantes. O seu delicado perfume convidará, no regresso a casa, a fechar os olhos e deixar-se transportar novamente para as ilhas mágicas da Polinésia Francesa.
O perfume das ilhas
Como produto cosmético ou em forma de um delicado condimento, encontrará a tão apreciada baunilha do Tahiti. Os aromas mais cobiçados pelas casas de perfumes internacionais vêm especialmente da ilha de Taha’a, conhecida pelas suas enormes plantações, que estão abertas ao público.
Guia do viajante
Onde ir
Onde comer
Onde ficar
Clima
Tropical e agradável durante todo o ano. Os meses mais secos vão de Junho a Outubro.
Documentos
Passaporte de leitura óptica com validade mínima de seis meses
Outras Informações
Moeda Franco do pacífico francês. Poderá levar euros e facilmente trocar por moeda local nas casas de câmbio. A utilização de cartões de crédito está generalizada. Idioma Tahitiano e francês O inglês é uma língua muito utilizada a nível do turismo Fuso horário -10 horas (Novembro a Março) -11 horas (Abril a Outubro) Roupa Devido ao calor e à humidade, deverá usar roupa leve e fresca, de preferência, em algodão. Nos hotéis, à noite, deverá usar roupa um pouco mais formal, mas sempre confortável. Artesanato local Pérolas Capital Papeete.