O inverno é a época do ano que as crianças adoecem mais: constipações, gripes, garganta inflamada, otites, ou seja, muitas horas sem dormir tanto para os filhos como para os pais.
É preciso enfrentar o clima e tudo o que os pais querem é ver os filhos com saúde, prontos para brincar e aproveitar tudo de maravilhoso que a vida dá.
Agasalhos: o melhor é não exagerar
Gorros, casacos, gabardines, luvas e cachecóis.
Tudo isto é muito bom para proteger as crianças porque a mudança brusca de temperaturas pode fragilizar o organismo e favorecer as gripes e constipações.
Diz a sabedoria popular:
Ao entrar em casa ou na escola, aguarde uns minutos até desagasalhar as crianças. Tire primeiro luvas e cachecóis, depois o casaco e por último o gorro. Mais vale arrefecer um pouco a cabeça, talvez a zona mais suscetível às mudanças de temperatura.
Diz a médica:
Não recomendo o uso de gorros. Prefiro que se proteja a cabeça das crianças com um chapéu mais leve, de algodão, para reduzir as diferenças de temperatura.
O frio faz mal?
Na língua inglesa, a palavra constipação traduz-se por cold – frio. Isto faz-nos compreender o papel do arrefecimento do corpo na saúde.
O que diz a medicina:
Tudo depende da idade da criança, do seu estado de saúde e de quanto tempo ela esteve exposta ao frio e à chuva.
Lar doce lar
Por vezes, quando as crianças estão doentes, os pais não podem faltar ao trabalho e não têm com quem as deixar.
O que diz a sabedoria popular:
Quando estão doentes as crianças devem ficar em casa e ali permanecer até que os sintomas desapareçam e se sintam bem. Para consolidar a recuperação até é conveniente que fiquem resguardadas pelo menos mais um dia.
O que diz a medicina:
Mais uma vez tudo depende da doença em causa e da criança. Portanto, uma criança pequena pode beneficiar com um dia “a mais” em casa enquanto outra, mais velha, não terá qualquer consequência ao ir para a escola mal os sintomas desapareçam.
Mãos sempre lavadas
Para evitar a propagação de bactérias e germes é muito importante lavar as mãos com frequência, acima de tudo antes das refeições.
O que diz a sabedoria popular:
A higiene é amiga da saúde.
O que diz a medicina:
A higienização das mãos pode interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias de uma pessoa para a outra.
Estejam ou não constipadas, as crianças devem habituar-se a lavar as mãos com frequência.
É importante saber que as medidas de prevenção e cuidado têm de ser adaptadas à idade da criança.
Um bebé necessita de ser mais protegido do frio e da chuva, tal como uma criança que sofra de alergias.
E nunca é demais lembrar que o melhor conselheiro é sempre o pediatra. Consulte-o periodicamente.